Programa Novatec abre inscrições para 26 mil vagas

Já estão abertas as inscrições para cursos rápidos gratuitos de qualificação profissional do Novotec, programa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDE) e do Centro Paula Souza (CPS), que tem o objetivo de oferecer novas oportunidades de profissionalização para os jovens e colocar em prática as diretrizes do Novo Ensino Médio. O público-alvo são alunos de Ensino Médio da Secretaria Estadual da Educação. Para o segundo semestre de 2019 são oferecidas 26 mil vagas em duas modalidades: Novotec Expresso, em formato presencial, e Novotec Virtual, no modelo de educação a distância (EaD).

Os interessados nos cursos do Novotec Expresso devem se inscrever até o dia 16 de junho. Já as inscrições para o Novotec Virtual estarão abertas no período de 24 de junho a 7 de julho. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo sitewww.novotec.sp.gov.br. O início das aulas da modalidade presencial está previsto para o dia 1º de agosto e os cursos EaD terão início na semana seguinte. O critério de seleção priorizará a igualdade de gênero nas turmas e estudantes matriculados em escolas que ficam a menos de dois quilômetros do local do curso. Também serão consideradas condições de vulnerabilidade social.

Os cursos oferecidos pelo Novotec Expresso são Ajudante de Atividades de Laboratório Químico, Auxiliar de Logística, Auxiliar em Organização de Dados, Computação na Nuvem, Criação de Sites e Plataformas Digitais, Desenvolvimento de Jogos Digitais, Edição de Vídeos, Excel Aplicado à Área Administrativa, Gestão de Pequenos Negócios, Horticultor Orgânico, Montagem e Manutenção de Computadores, Práticas de Gestão de Pessoas, Programação Básica para Android, Segurança Cibernética Básica, Técnicas de Vendas e Video Maker/Youtuber. A carga horária é de 200 horas/aula e as atividades serão ministradas em escolas da Secretaria da Educação, Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais, espalhadas por mais de 120 municípios.

Já os cursos do Novotec Virtual contam com carga horária de 400 horas e utilizam a estrutura de ensino a distância da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), com conteúdo do CPS. Os cursos oferecidos são Assistente de Desenvolvimento de Sistemas e Assistente de Planejamento.