Base da GCM em Rio Grande da Serra é inaugurada

Rio Grande da Serra ganhou neste ultimo sábado (25), a primeira Base da Guarda Municipal, localizada na Praça da Gaivota. A construção do equipamento de segurança pública, foi articulada pelo secretário de Administração do município, Claurício Bento, por meio, de emenda parlamentar, no valor de R$ 150 mil, atendida do deputado estadual Estevam Galvão (DEM).

“É mais um compromisso que foi cumprido. Esse é um ponto estratégico da nossa cidade, do ponto de vista de deslocamento. Com a inauguração, a equipe de ação conta com estrutura adequada para o trabalho de combate à criminalidade na região”, explicou Claurício Bento.

A primeira turma da Guarda Civil Municipal de Rio Grande da Serra começará a atuar na cidade em quatro meses. Na última segunda-feira (27), os agentes de segurança iniciaram o curso de ingresso na corporação, realizado pelo Centro Regional de Formação em Segurança Urbana (CRFSU), mantido pelo Consórcio Intermunicipal Grande ABC. O treinamento é realizado no centro de formação, localizado em São Bernardo. A grade curricular é composta por 35 disciplinas, incluindo Administração Pública, Sistema Brasileiro de Segurança Pública, Direito Penal, Direitos Humanos, Segurança Escolar, Mediação de Conflitos, Libras e Armamento.

A turma de guardas civis de Rio Grande da Serra é composta por 28 integrantes. A cidade era a única da região que não tinha corporação.