blank

As ruas da Estância Turística de Ribeirão Pires sediaram na manhã do último domingo (28), a cavalgada da 83ª Festa de Nossa Senhora do Pilar. A atividade é uma das mais tradicionais do evento e contou com a participação de 250 cavaleiros e amazonas, que foram acompanhados de amigos e familiares. O grupo percorreu vias a partir do Complexo Ayrton Senna, na região central, até a escadaria da Igreja do Pilar, onde acontece a Festa.

Leandro da Silva Beram, 28 anos, participou com sua charrete da cavalgada, puxado por sua égua, Rainha, e acompanhado de sua cachorra, Bela. “Há anos participo (da atividade). Sempre que tem cavalgada eu estou aqui. É bom demais pra quem gosta de cavalo”, disse o morador de Mauá, que tem duas éguas.

Continua Após a Publicidade

Na chegada à escadaria da Igreja do Pilar, pela Avenida Santa Clara, os participantes e seus cavalos foram abençoados pelo pároco da Paróquia Santa Luzia, padre Clemilson.

“A cavalgada é um dos momentos mais tradicionais da Festa do Pilar – o mais antigo festejo de Ribeirão Pires. O caminho percorrido por fieis e pessoas que apreciam esse tipo de atividade remonta momentos históricos da cidade. Estamos mantendo vivos os costumes do povo ribeirão-pirense, promovendo, com o evento, a valorização cultural e o estímulo ao turismo local”, explicou o prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko.

Por conta da forte chuva que caiu na cidade na tarde desse domingo, o show de Dudinha, Mariana e a Galinha Pintadinha foi adiado para terça-feira (30), às 17h30. As apresentações de Vall Holanda e Renato Vianna foram canceladas pela organização.

No último sábado (27), a 83ª Festa de Nossa Senhora do Pilar atraiu mais de 4 mil visitantes. Além de gastronomia típica, o público conferiu atrações locais, entre as quais o Grupo Orbe, e o show da dupla Maria Cecília & Rodolfo.

Festa do Pilar segue até 1º de maio em Ribeirão Pires

Nesta segunda-feira, dia 29, a partir das 18h30, a festa terá show da Banda Explosão, seguida pela dupla Roger & Rogério. Às 19h30, o Bispo Diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini celebrará missa na tricentenária Capela do Pilar.

Na terça-feira, dia 30, fieis poderão acompanhar a programação religiosa a partir das 19h30, também na Capela, e o grupo Originais do Samba subirá ao palco da Festa às 21h. Às 17h30, acontecerá show da Dudinha, Mariana e a Galinha Pintadinha – atração adiada do domingo, por conta da forte chuva que caiu na região.

No Dia do Trabalhador e Dia de Nossa Senhora do Pilar, 1º de maio (quarta-feira), a programação religiosa terá início às 10h, com missa na Capela. Às 14h, romeiros percorrerão a Caminhada Mariana, com saída do portal de entrada da Avenida Santa Clara e destino à escadaria do Pilar. A missa campal será celebrada a partir das 16h.Ainda no feriado, a programação cultural contará com atrações voltadas à família: musical infantil Patrulha – Uma Aventura Canina, às 14h; a cantora gospel Eliana Ribeiro, às 18h; e Leon Felix, às 21h.