A Prefeitura de Ribeirão Pires deu início aos preparativos da 13ª edição do Festival do Chocolate com o início das inscrições para o Concurso Princesa do Chocolate 2019.

O diferencial deste ano é que por deliberação do Conselho Municipal LGBT+ o concurso aceitará a inscrição de mulheres transexuais. Outros concursos de beleza realizados, apoiados ou patrocinados pela prefeitura da cidade também deverão aceitar candidatas trans. Este ano, o Miss Rio de Janeiro também teve uma candidata trans em busca da coroa carioca, e consequentemente, de garantir o título nacional, o Miss Brasil. O Conselho LGBT+ é um órgão criado pela Lei Municipal 6109/2016, que deve instituir políticas públicas voltadas à população LGBT+ da cidade.

“Os conselheiros têm pautado diversas questões importantes para a comunidade, e essa é só mais uma das diversas questões que são tratadas lá. Hoje, os concursos de beleza da cidade ficam ainda mais inclusivos respeitando a identidade de gênero das mulheres transexuais. Pode até parecer pouco para quem vê de fora, mas significa muito para quem é desrespeitado quase todos os dias apenas por ser quem são.”, disse Rafael Ventura, presidente do Conselho. Menores de idade devem estar acompanhadas do pai, mãe ou responsável legal para assinatura do termo de compromisso, autorizando a participação e o uso da imagem da candidata.

As candidatas devem ter idade entre 16 e 26 anos, ser residente no município, conforme Edital do Concurso, que deve ser retirado junto á Ficha de Inscrição, na Academia Oficina do Corpo, localizada na Rua Stella Bruna Cechi Nardelli, 257 – Centro (subsolo do Shopping Garden), de segunda a sexta-feira, das 9h às 20h, e sábados, das 10h às 13h. As inscrições seguem até o dia 26 de abril.

Apenas quinze candidatas podem participar do evento. Se as inscrições ultrapassarem este número, será realizada uma pré-seleção pela Comissão Organizadora do Evento, ainda com data a definir. A Princesa do Chocolate é a representante oficial do Festival do Chocolate de Ribeirão Pires, que este ano entra em sua 13ª edição. O festejo é considerado um dos maiores eventos de cultura e gastronomia da região e do Estado. Inserido ao Calendário Turístico do Estado de São Paulo, conforme Lei nº 13.990/10, acontece sempre entre os meses de julho e agosto. O Concurso Princesa do Chocolate 2019, organizado pela Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Estância, está previsto para acontecer no dia 08 de junho.