RP ganha nova Central de Videomonitoramento

Na manhã da última quarta-feira (27), a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires realizou a cerimônia de entrega da nova Central de Videomonitoramento, instalada na sede da Secretaria de Segurança Urbana, localizada na Avenida Kaethe Richers – Portal de entrada da cidade.

A Central de Videomonitoramento da Estância conta, agora, com a integração das forças policiais no acompanhamento das imagens. A partir de hoje, a Central terá o trabalho integrado da Guarda Civil Municipal, das polícias Civil e Militar, além de efetivo da Secretaria de Transportes e Trânsito do município.

Prefeito Kiko e o presidente da Câmara Rato Teixeira (Foto: João Damásio/DiárioRP)

“Esse é mais um importante reforço nas ações de combate à criminalidade e no atendimento de ocorrências em todas as regiões. Na Central, teremos o acompanhamento 24h das imagens de nosso circuito de câmeras, instaladas em pontos estratégicos. Com muito trabalho, estamos avançando, reduzindo os índices de criminalidade. As forças de segurança seguem atuando de forma conjunta em prol dos cidadãos de bem, por uma cidade mais tranquila e aprazível para todos”, declarou o prefeito da Estância, Adler Teixeira – Kiko (PSB).

Da nova sala, equipada com quatro telas e três computadores, é possível acompanhar imagens registradas por 36 câmeras de videomonitoramento instaladas em diversas vias da cidade, tanto na região central quanto em bairros mais afastados, como Ouro Fino, além de pontos turísticos como Mirante Santo Antônio e serviços públicos como o Cemitério Municipal São José e o Hospital e Maternidade São Lucas.

“Além das operações integradas que percorrem diversos bairros, a nova Central vai interligar ainda mais as forças policiais do nosso município, fortalecendo o setor. Seguimos empenhados no combate à criminalidade e na proteção ao maior patrimônio de Ribeirão Pires, que são seus moradores e visitantes”, afirmou o secretário de Segurança Urbana, coronel José Luís Martins Navarro.

Entrega da nova central de videomonitoramento (Foto: João Damásio/DiárioRP)

Acompanharam a cerimônia de inauguração o prefeito da Estância Adler Teixeira – Kiko; o vice prefeito Gabriel Roncon; a primeira-dama e presidente do Fundo Social da cidade, Flávia Dotto; o comandante da GCM de Ribeirão Pires, Sandro Torres; representantes e autoridades dos polícias Civil e Militar do município e região, além de secretários e autoridades municipais e de todo o Estado.

De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública Estadual, entre 2016 e 2018, Ribeirão Pires teve queda de 34,4% nos furtos, de 32,9% nos roubos e de 23% nos roubos e furtos de veículos.