CPTM deverá ceder estações à iniciativa privada

Publicidade

O governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Transportes Metropolitanos, anunciou que deverá conceder à iniciativa privada todas as 94 estações que compõem atualmente a malha ferroviária da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). As nove paradas que integram a Linha 10-Turquesa, que corta a região do ABC, estão inclusas no plano do Governo.

Em estudo com técnicos no Planalto dos Bandeirantes, a proposta permitirá a construção de andares superiores nas estações de forma que empresas interessadas na concessão façam a exploração comercial dos espaços. Contudo, cada empresa vencedora deverá, também, ser responsável pela modernização e manutenção das paradas.

Para atrair interessados, a CPTM aposta no grande volume de passageiros que circulam pelo sistema ferroviário do Estado. Até o mês de maio deste ano, o Governo do Estado já deve ter definido qual será o modelo de concessão das linhas 08-Diamante e 09-Esmeralda. Segundo o Governo, ambas conseguem se sustentar financeiramente. Já outras ligações, como a linha 7–Rubi e 10-Turquesa, são apontadas como deficitárias, precisando de complementos dos cofres do Estado porque as tarifas não bancam os custos operacionais.