Ribeirão registra apenas uma morte no trânsito em janeiro

Em dados emitidos pelo Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, mostra que o município registrou apenas uma morte em consequência de acidente de veículo no mês de janeiro.

O óbito em questão foi decorrente de uma colisão entre um veículo e uma bicicleta, na SP-122, que liga Ribeirão Pires e Paranapiacaba. O incidente ocorreu na madrugada do dia 12 de janeiro.

Ações da Prefeitura ampliam segurança no trânsito

Por meio da Secretaria de Transportes e Trânsito, em parceria com a Secretaria de Educação, centenas de alunos da rede pública participaram, em 2017 e 2018, do projeto “Educação no Trânsito” que, de forma lúdica, ensina que o respeito às regras do trânsito significam a preservação de vidas.

Durante a Semana de Educação no Trânsito, realizada em setembro do ano passado, a Prefeitura também reforçou as atividades que orientaram e conscientizaram sobre a importância do respeito às leis de trânsito. Além de bloqueios educativos nesse período, durante todo o mês, alunos da rede municipal participam de palestras e brincadeiras sobre o tema.

A Prefeitura realizou, ainda, nos últimos anos a capacitação de “Direção Defensiva e Legislação no Trânsito” – durante cinco dias, com carga horária de 34 horas – a cerca de 220 motoristas que prestam serviço nas linhas do transporte coletivo municipal da cidade, por meio da concessionária de transportes da cidade – Rigras.

Empresas e escolas das redes públicas ou privada podem solicitar à Prefeitura palestras e atividades gratuitas de conscientização sobre segurança no trânsito. Informações sobre as ações gratuitas podem ser obtidas junto à Coordenadoria de Educação no Trânsito, pelo telefone (11) 4825-5083 ou pelo e-mail educacaotransito@ribeiraopires.sp.gov.br.

Número de mortes no trânsito caiu em 2018

Entre janeiro e novembro de 2018, 21 pessoas foram vítimas fatais em acidentes de trânsito no município. Nos onze meses do ano anterior, foram 33 mortes registradas. Nos dois anos, a maior incidência de óbitos ocorreu em acidentes registrados no período noturno, entre 18h e 24h. Mais de 85% das vítimas fatais são homens; 45% dos mortos eram os condutores dos veículos – outros 30% eram pedestres.