Grande painel grafitado no bairro da Quarta Divisão retrata os pontos turísticos de Ribeirão Pires.  A ideia de retratar espaços da Estância Turística partiu da direção da Escola Estadual Professora Judith Ferreira Piva, em parceria com o Grêmio Estudantil. A ação tem como objetivo aproveitar o muro da unidade escolar que estava pichado e mostrar à população, com desenhos, os pontos turísticos da cidade. O grafite foi feito pela artista Teka, com recursos do projeto Orçamento Participativo Jovem, do Governo do Estado. 

De acordo com a diretora da escola, Elenise Rocha Lopes, o projeto traz mais cor e animação para o dia a dia das pessoas e integra os estudantes à instituição de ensino. “Além de combater a pichação, na prática, os alunos se tornam protagonistas do processo educacional. Os desenhos estimulam, ainda, o desenvolvimento de pertencimento à cidade”, disse.

De acordo com Giovana Cripriano, aluna do 3º ano do Ensino Médio, membro do Grêmio Estudantil, a ideia de retratar os pontos turísticos surgiu depois de um passeio promovido pela escola à Pedra do Elefante – situada no bairro. “No ano passado, aconteceu uma visita ao local, que muitos dos estudantes não conheciam. Foi um dia de muita integração e conhecimento. Depois disso, com a oportunidade embelezar a escola, o tema relacionado à cidade foi escolhido pela maioria dos membros do Grêmio”, explicou.

A direção da escola confirma que o resultado foi aprovado pela comunidade. “Os moradores gostaram do painel. Pretendemos sempre trabalhar esse tema para estimular o resgate de valores, consolidando identidade visual da escola e divulgando as belezas da cidade”, explicou a diretora.