O Sistema de Seleção Unificada (SISU) abriu inscrições nesta terça-feira (22) e vão até às 26h59min da próxima sexta-feira (25). Segundo o Ministério da Educação (MEC), são 235.476 vagas em 129 instituições de ensino superior espalhadas pelo país. Apenas no ABC, são 2.508 vagas. 2.008 delas na Universidade Federal do ABC (UFABC) e 500 no Campus Diadema da Universidade Federal de São Paulo.

O Sisu é utilizado desde 2010 como processo seletivo utilizado por universidades públicas para oferecer vagas aos estudantes que prestaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Para se candidatar, os candidatos devem ter feito a edição de 2018 do exame e ter tirado uma nota superior a zero na prova de redação. Além do Sisu, as notas obtidas no Enem podem ser usadas no Prouni (Programa Faculdade para Todos) e para inscrições em universidades em Portugal.

Um aplicativo que simula as universidades em que o candidato seria aprovado a partir de suas notas no Enem foi lançado neste ano pelo Mec.
O software está disponível no endereço eletrônico http://portalbi.mec.gov.br/portalbi/relatorios/simulador_sisu/passado.php.