Na quarta-feira (14), cerca de 100 alunos da Educação Infantil – Jardim II, matriculados na Escola Municipal Francisca Ferreira Santiago, do bairro Vila Rica, participaram do projeto “Brincando de Trânsito”, iniciado neste semestre na unidade escolar.

O projeto é promovido pela Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Transportes e Trânsito e de Educação, e tem como objetivo conscientizar os alunos da rede pública de ensino sobre a importância de serem bons pedestres, ciclistas, passageiros e, futuramente, condutores. As crianças tornam-se multiplicadoras de conhecimento e levam o conteúdo do curso para seus pais e familiares.

Angelita Dias Souza, mãe da formanda Sofia Dias de Oliveira, de 5 anos, disse que com as com as aulas do projeto a filha está mais atenta e tem cobrado toda a família quanto a uma boa postura no trânsito. “Quando ela entra no carro, já pede para colocar o cinto e sempre presta atenção em todos os movimentos da pessoa que está dirigindo. Quando percebe algo errado, ela adverte”, explicou a mãe.

O projeto “Brincando de Trânsito” funciona sobre os seguintes eixos temáticos: aprender a ser pedestre; aprender a ser passageiro; aprender a ser ciclista e aprender a ser condutor. Todo o aprendizado é realizado de forma lúdica para que as crianças aprendam brincando.

“Nosso trabalho é desmitificar por meio da diversão que o trânsito não é algo prejudicial. Com o aprendizado e a multiplicação das informações através das crianças, conseguimos transmitir que o trânsito é importante se seguido com respeito”, explicou o educador de trânsito da Prefeitura, Fábio Beltrame Leite.