Cerca de 20 gestores escolares das unidades municipais de Ensino Fundamental de Ribeirão Pires inseridas nos programas desenvolvidos pela Prefeitura, em parceria com o Instituto Ayrton Senna, participaram na última quinta-feira, 1º de novembro, de capacitação profissional. O encontro aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais de Educação (CEFORPE).

A formação, ministrada pelas orientadores pedagógicas da Secretaria de Educação, faz parte do calendário de formação continuada. Nessa rodada, o encontro teve como tema principal “Educação integral – Infância e Juventude”. Outras questões sobre a violência e o papel das competências socioemocionas e aprendizagem escolar também foram discutidas.

“O Instituto Ayrton Senna tem sido um grande parceiro, apoiando as ações da área de Educação na cidade. O Instituto tem reconhecimento internacional e experiência. As formações realizadas em conjunto têm trazido grandes resultados à rede municipal”, explicou a secretária de Educação da cidade, Flávia Banwart.

As formações continuadas para gestores e educadores têm como objetivo a melhoria da qualidade de ensino e constituem em um dos eixos das políticas públicas adotadas pelo Governo no setor.

Parceria – Ribeirão Pires é a única cidade do Grande ABC que implantou dois programas em parceria gratuita com o Instituto Ayrton Senna. Em 2017, foi implantada a Gestão Política da Alfabetização, que atualmente beneficia cerca 1.350 alunos dos primeiros aos terceiros anos do Ensino Fundamental I.

Neste programa estão inseridas nove escolas que adotaram proposta inovadora de levar aos profissionais, por meio de formação, o conceito de alfabetização integral.

Neste ano, foi implantado outro programa, o Gestão Nota 10, que capacita as equipes das unidades escolares e acompanha, também, o desempenho  dos alunos do quarto ao nono ano do Ensino Fundamental II e a assiduidade dos professores. Este programa envolve 21 gestores escolares, 73 professores e beneficia cerca de 1.820 alunos.