A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio das secretarias de Meio Ambiente (SEMA) e de Educação, realiza o plantio de mudas de árvore nativa Grumixama em unidades escolares da rede municipal.

A ação tem como objetivo conscientizar as crianças sobre cuidados com a natureza e a valorizar o espaço de aprendizado. Nesta terça-feira, dia 30, os alunos da Escola Municipal Tia Mariinha, Vila Suíssa, foram orientados pela equipe da SEMA e participaram do plantio.

O programa teve inicio em setembro, com atividades em alusão ao Dia da Árvore, comemorado no dia 21. As 33 escolas da rede municipal foram beneficiadas com as mudas doadas pela empresa Campus Salles.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Wanessa Isídio as ações têm o intuito de valorizar a flora no município. “Estamos em uma área de preservação ambiental. Ensinar e ressaltar a importância do meio ambiente para as crianças é uma ação para garantir a melhoria da qualidade de vida de todos”.

A Grumixama é espécie que está ameaçada de extinção. Ela pode atingir de seis a 20 metros de altura e pode gerar frutos. Além disso, também é aplicada no reflorestamento de áreas degradadas, pois seus frutos (amarelos e pretos) são bastante procurados por pássaros.

A aluna Catarina Flor de Souza, de 5 anos, ficou contente em participar da atividade. “Quero acompanhar o crescimento desta árvore que ajudei a plantar. É muito importante cuidar da natureza”, disse.

O programa conta com o apoio de profissionais do Núcleo de Educação Ambiental de Ribeirão Pires (NEARP) da Prefeitura.