Prefeitura inicia 2ª etapa do programa de castração gratuita

A Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou nessa terça-feira, dia 30, a segunda etapa do programa de castração gratuita da cidade.

Os procedimentos serão realizados por equipe contratada em mais 2 mil cães e gatos. As cirurgias serão feitas na sede do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e em unidade móvel que fará a castração em diferentes pontos da cidade.

Foram priorizados no início desta segunda etapa de cirurgias ONGs que abrigam animais da cidade, bem como cães e gatos adotados por moradores no CCZ. Nesse primeiro dia, estão sendo castrados cem animais nesses requisitos, seguindo o que é estabelecido pela Lei Municipal nº 5.836/14. Mensalmente, a previsão é que sejam realizados cem procedimentos gratuitos.

Moradores interessados em cadastrar cães e gatos – macho ou fêmea – no programa de castração gratuita da Prefeitura deverão comparecer presencialmente ao Centro de Controle de Zoonoses (Rua Catarina Rios Giachelo, 185 – Jardim Colônia), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h. No ato do cadastramento, será necessário apresentar comprovante de residência em Ribeirão Pires, RG ou Carteira de Habilitação. É necessário ter mais de 18 anos para a efetivação do cadastro.

Em 2017, a Prefeitura de Ribeirão Pires realizou cerca de 500 castrações gratuitas de cães e gatos. Para este ano, a Secretaria de Saúde municipal está destinando R$ 270 mil para as cirurgias e implantação de chip de identificação dos animais já castrados.

“Consideramos esse um importante investimento voltado ao controle da população canina e felina em nossa cidade. Além do bem-estar dos animais, essa medida tem como objetivo garantir mais segurança e saúde a todos os moradores, principal papel do Centro de Controle de Zoonoses”, esclareceu a secretária de Saúde da cidade, Patrícia Freitas.

Rodrigo Pereira Sanches, morador da Vila Suissa, levou sua gata para a castração gratuita. “Aplaudo a iniciativa da Prefeitura. Pela segunda vez, utilizo o serviço”, lembra o morador, que já havia levado um gato para a cirurgia pelo programa municipal.

Cães comunitários poderão ser castrados, desde que haja pessoa responsável para acompanhar o pós-operatório do animal. Mais informações sobre os serviços do CCZ podem ser obtidas pelo telefone 4824-3748.

Posse responsável – Abandono e maus tratos a animais são crimes com pena de até dois anos de detenção e multa, de acordo com a Lei Federal nº 9605/98, artigo 32. Todas as pessoas que adotam um animal de estimação são responsáveis por garantir seu bem-estar e segurança.

Alguns cuidados são essenciais para manter um animal em boas condições. Passear com o pet usando sempre a coleira e guia, garantir uma casinha ou caminha confortável, limpa, abrigado da chuva e do sol são algumas tarefas que não podem ser esquecidas. Além disso, todos os animais precisam de ração de boa qualidade e água limpa e fresca, para evitar problemas de saúde.