Ribeirão Pires oferece cursos gratuitos de educação no trânsito

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Transporte e Trânsito, oferece para escolas das redes pública e privada, bem como para entidades e empresas do município, cursos gratuitos de educação no trânsito. Por meio do projeto “Mobilidade e Cidadania”, estudantes do ensino médio, jovens e adultos aprendem na teoria e na prática questões voltadas à legislação brasileira de trânsito, direção defensiva, entre outras.

Entre os objetivos do projeto estão promover mudanças no comportamento de pedestres, ciclistas, condutores e futuros condutores; reduzir os índices de acidentes e óbitos; despertar noções do que é o trânsito; e estimular a compreensão do trânsito como espaço de convivência social, onde deve prevalecer o respeito e a cooperação.

“As ações de conscientização e educação no trânsito fazem parte de calendário permanente da Prefeitura. Temos projetos em parceria com a Secretaria de Educação e a Rigras que atendem, durante todo o ano, crianças da rede municipal, desde o ensino infantil até o fundamental. Muito mais do que compartilhar o conhecimento, estamos trabalhando na formação da cidadania e estimulando o respeito à vida”, explicou o secretário de Transporte e Trânsito da cidade, José Adão Alves.

O “Mobilidade e Cidadania” é destinado à comunidade escolar, empresas, entidades, ONGs, associações, comunidades eclesiásticas, entre outros grupos. As atividades realizadas em cada instituição são definidas de acordo com a disponibilidade de tempo da mesma e seguindo perfil do público a ser atendido. Os cursos, ou palestras, são realizados gratuitamente por profissionais do setor de Educação para o Trânsito da Prefeitura.

As instituições interessadas podem solicitar à Secretaria de Transporte e Trânsito a realização das atividades, que acontecem dentro do próprio ambiente escolar, da empresa ou entidade. Informações e agendamentos devem ser feitos pelo telefone 4825-5083 ou pelo e-maileducacaotransito@ribeiraopires.sp.gov.br.