Conheça o local no Brasil, que está entre os cinco principais destinos mundiais

João Pessoa, na Paraíba, está entre os cinco principais destinos mundiais para experimentar comida local

Viajar com o intuito de descobrir os tesouros gastronômicos locais é uma tendência, inclusive entre os brasileiros, já que 40% dos nossos viajantes pretendem conhecer um destino este ano com o objetivo de provar as delícias típicas do lugar. E para nossa sorte, um desses destinos reconhecidos por suas iguarias regionais está bem perto: João Pessoa, na Paraíba.

A cidade nordestina João Pessoa, na Paraíba está entre as 5 principais cidades para degustar culinária típica, à frente de cidades mundialmente famosas por sua gastronomia, como Lima, no Peru. O ranking foi feito a partir de uma pesquisa da Booking.com, líder mundial em conectar os viajantes com opções incríveis de lugares para ficar, que analisou as avaliações, fotografias e dados de mais de 50.000 viajantes globais.

Alguns dos melhores destinos para degustar a culinária típica estão no sudeste da Ásia, com suas iguarias regionais, como dim sum, noodles e pho. O Top 5 seria praticamente dominado pelos asiáticos não fosse a capital da Paraíba, com suas delícias nordestinas como o rubacão, um tipo de risoto de arroz-vermelho com feijão-verde, queijo coalho e charque, as diversas tapiocas, e ainda seus pratos à base de frescos frutos do mar, carne de sol e até bode.

“Adoro o fato de alimentos simples, quando misturados, se transformarem em algo tão rico e saboroso”, afirma Helena Rizzo, chef do restaurante Maní. Se quiser uma experiência ainda mais marcante, visite os locais de comida fresca. “Informe-se sobre a localização do mercado local de peixes; é lindo ver os pescadores chegarem em pequenas canoas com o produto do dia”, aconselha.

10 principais destinos para degustar culinária típica

Ipoh, Malásia

Kaohsiung, Taiwan

Nagoya, Japão

Johor Bahru, Malásia

João Pessoa, Brasil

Cidade de Ho Chi Minh, Vietnã

Sarajevo, Bósnia e Herzegovina

Colmar, França

Lima, Peru

Catânia, Itália

Além de deliciosas, as comidas típicas também ficam muito bem na foto. As redes sociais estão cheias de fotógrafos que exibem suas aventuras gastronômicas e de viagem. Comidas diferentes, bonitas e que chamam a atenção são a maneira perfeita de matar a fome e oferecer uma chance de mostrar as descobertas de comidas típicas.

Durante uma viagem, ninguém está disposto a deixar a câmera ou o smartphone do lado. Segundo a pesquisa da Booking.com, 3 e cada 10 viajantes globais (31%) planejam tirar mais fotos de comida durante suas aventuras pelo mundo. Os asiáticos, claro, ficam bem acima da média global: tirar fotos de comida é mais comum entre viajantes da China (65%), Índia (57%), Tailândia (53%), Indonésia (50%) e Hong Kong (48%). No entanto, os brasileiros não ficam muito atrás dos viajantes da Ásia, e quatro em cada 10 (40%) afirmam que planejam tirar mais fotos de comida este ano. O Instagram vai ficar ainda mais cheio de gostosuras!

Pepijn Rijvers, Vice Presidente Sênior e Diretor de Marketing da Booking.com comenta“A comida tem um enorme papel nas nossas escolhas de viagem e, no final das contas, em nossas experiências de viagem. Experimentar a comida típica e de rua é uma excelente maneira dos viajantes estarem inseridos na cultura local, mergulhar nas comunidades locais e explorar o novo e o diferente. Nossas recomendações de avaliações de viajantes reais podem ajudar você a identificar os melhores e novos lugares para degustar comidas novas. Assim você pode viajar nos sabores do mundo como quiser!”