O sinal de internet móvel de quarta geração (4G) na faixa dos 700MHz está chegando nas cidades de Diadema, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Santo André e São Bernardo do Campo (SP). Esta é uma das tecnologias mais avançadas do mundo, que permite a celulares, smartphones, laptops e tablets acessarem a internet com velocidades muito mais rápidas, principalmente em ambientes fechados.
Celulares com recursos de internet móvel de quarta geração (4G) vendidos desde o ano passado no Brasil terão funcionalidade limitada quando o sinal de 700 MHz entrar em operação até 2016, já que não são compatíveis com essa frequência. Os celulares 4G vendidos atualmente no país operam na frequência de 2,5 GHz, leiloada às operadoras em 2012 e cujas antenas foram instaladas em grandes cidades – assim, os aparelhos atuais não funcionarão nos municípios onde só estiver disponível a nova frequência.
Executivos do setor argumentam que a limitação não chega a ser uma barreira, pois os usuários costumam trocar de celular de dois em dois anos. Mas com aparelhos sendo vendidos a preços superiores a R$ 2 mil, a mudança tem preocupado entidades de defesa do consumidor.