A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires promoveu, na noite desta terça-feira, dia 24, cerimônia que marcou a denominação do Fundo Social de Solidariedade municipal como “Primeira-dama Norma dos Santos Prisco” (Lei Municipal nº 6245/18) em homenagem às grandes contribuições desta mulher atuante que marcou a história da cidade. O Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires está localizado à Avenida Francisco Monteiro, 2940 – Santa Luzia.

Falecida em setembro do ano passado, aos 85 anos, Norma Prisco, eternizou-se primeira-dama da cidade por suas contribuições a Ribeirão Pires, especialmente na área social. Esposa de Valdírio Prisco, prefeito da cidade por três mandatos (73-76, 83-88, 93-96), a ex-primeira-dama, entre outros grandes feitos, presidiu a Associação Ribeirãopirense para Integração Social – ARIS.

Segundo a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ribeirão Pires, Flávia Dotto, a ideia da homenagem partiu do prefeito Adler Teixeira – Kiko, em agradecimento à família Prisco. “Dona Norma e a Dona Zulmira – mãe do Kiko e ex-presidente do Fundo Social de Rio Grande da Serra – sempre foram referências deste trabalho. Muitas ações que implantamos aqui partiram de ideias da Norma, como, por exemplo, o conceito de aproximação das pessoas que existe no Café nos Bairros e na Lojinha do Bem”, completou.

Na “Lojinha do Bem”, por exemplo, peças de vestuário, calçados, brinquedos, produtos de higiene entre outros itens podem ser trocados pelas famílias assistidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da Estância através da “moeda social” – o Manacá. Para ser beneficiado com a moeda social é preciso, também,  estar inscrito no Cadastro Único com NIS, frequentar as reuniões socioeducativas no CRAS de referência e manter a carteira de vacinação dos filhos atualizada, bem como garantir alta frequência escolar das crianças.

“Inspirados na trajetória de dona Norma, ao lado de seus filhos Ana Paula e Marcos, e toda sua família, seguimos trabalhando para que o Fundo Social sempre colha bons frutos das ações sociais. Agradeço a minha companheira Flávia pela dedicação a esses projetos e a todos os que de alguma forma contribuem para transformar vidas, em busca de um futuro melhor para nossa cidade”, completou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

Além da denominação do espaço, a homenagem também contou com uma exposição de telas pintadas pela ex-primeira-dama Norma Prisco, assim como peças de seu vestuário. “Ela herdou o dom da pintura do meu avó José, pai dela, que trabalhou com decoração por muitos anos. Nos últimos 30 anos, depois de fazer um curso de pintura em tela, eternizou em suas telas diversas paisagens de Ribeirão Pires, como a Olaria e as igrejas da Estância”, disse Marcos Prisco, filho de Norma.

ARIS – A Associação Ribeirãopirense para Integração Social tem como objetivo principal dar assistência a crianças e adolescentes carentes de 6 a 15 anos, em meio período, matutino e vespertino, desenvolvendo atividades lúdicas, esportes, aulas de informática, inglês, dança, culinária, artesanato, entre outras. “Hoje foi validado e eternizado o legado de Norma Prisco, uma das fundadoras da ARIS, à frente do Fundo Social de Solidariedade. Sua atuação nunca foi limitada, tendo ela trabalhado também junto ao Rotary e o Lions Clube”, disse o atual presidente da ARIS, José Roberto Kuki.