Ribeirão Pires reforça ações de prevenção às hepatites no Julho Amarelo

A partir desta semana, a Secretaria de Saúde e Higiene da Prefeitura de Ribeirão Pires promove a Campanha de Intensificação das Testagens para Hepatites B e C, com ênfase na hepatite C. Até o dia 31, serão realizadas palestras sobre a doença, formas de prevenção, testagem e tratamento em Unidades Básicas de Saúde, no Centro Odontológico e nos Centros de Apoio Psicossociais da rede municipal.

As ações integram a campanha Julho Amarelo. Em 28 deste mês é celebrado o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Além das palestras, a Prefeitura promoverá, no dia 25 de julho, das 10h às 16h, ação de conscientização e testes rápidos de hepatite C na Vila do Doce.

Durante todo o ano, os moradores podem realizar exames de hepatite B e C gratuitamente no Centro de Atendimento e Aconselhamento – CTA (Av. Francisco Monteiro, 205 – Centro; seg. a sex. das 7h às 15h). No local estão disponíveis panfletos informativos e preservativos femininos e masculinos, além de gel.

As hepatites são inflamações no fígado. As virais mais comuns no Brasil são as A, B e C – existem ainda os tipos D e E. Para hepatite B, há vacina disponível em todas as Unidades de Saúde da rede municipal – para pessoas com até 49 anos.

Compartilhe: