Crianças de Ribeirão Pires treinam modalidades paralímpicas pelo CPB

A rotina de nove crianças com deficiência intelectual, visual, física ou paralisia cerebral matriculadas na rede municipal de ensino de Ribeirão Pires está sendo transformada por meio do esporte. Parceria entre a Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, através da Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia, e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) possibilita a iniciação de crianças e adolescentes, de 10 a 17 anos, em oito modalidades paralímpicas, no Centro de Formação Esportiva, no quilômetro 11,5 da Rodovia dos Imigrantes, em São Paulo.

Os alunos ribeirão-pirenses participam, duas vezes por semana, de aulas de Atletismo, Natação, Judô, Goalball, Bocha, Voleibol Sentado, Futebol de Cinco e Tênis de mesa. Segundo Felipe Lopes Barboza, coordenador do Comitê Paralímpico Brasileiro, as crianças passam por avaliação e, tendo por base suas limitações, iniciam a prática esportiva. “São aulas de 90 minutos de duração em que as crianças aprendem, não apenas as técnicas das modalidades esportivas, mas o ambiente em que ele é praticado e os materiais utilizados. Elas são incluídas num universo que, normalmente, só teriam contato com mais idade”.

Trabalham no Centro de Formação Esportiva oito profissionais de educação física e 12 estagiários da área, além dos componentes da Coordenação de Esporte Escolar que é formada por quatro profissionais. As crianças recebem uniforme e lanche durante o período em que estão no Centro de Treinamento Paralímpico. Também é oferecido transporte gratuitamente.

“Essa parceria contribui para a promoção e efetivação da inclusão social. É muito importante para o desenvolvimento das crianças, além de trazer uma grande oportunidade de melhoria da qualidade de vida”, afirma a secretária de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia de Ribeirão Pires, Flávia Banwart.

Inscrições – Os pais e responsáveis que tenham interesse em matricular seus filhos, com idades entre 10 e 17 anos, da rede pública ou particular de ensino de Ribeirão Pires, devem agendar horário no Centro de Formação de Profissionais da Educação (CEFORPE) da cidade pelo telefone 4825-9270 (procurar Valquíria Servilha ou Michelle Bressane).