Ribeirão Pires promove debates sobre políticas públicas de inclusão

A cidade de Ribeirão Pires recebeu nesta sexta-feira (29), a Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania, promovida pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, por meio de parceria com a Secretaria Participação, Acessibilidade e Inclusão Social de Ribeirão Pires.

Cerca de 50 profissionais da área e gestores públicos participaram da atividade, realizada na APRAESPI – Associação de Prevenção, Atendimento Especializado e Inclusão da Pessoa com Deficiência. No encontro, foram discutidos diversos temas, entre eles “O ciclo das Políticas Públicas Inclusivas”, ministrado por Luiz Carlos Lopes, secretário-adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Também foi abordada a importância da ativação dos conselhos e a participação da sociedade, durante a palestra “A ampliação da Participação da Pessoa com Deficiência no Estado de São Paulo”, ministrada pelos representantes do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência de São Paulo – CEADPcD, Silvana Gimenes e Ulisses Garavatti.

A Caravana da Inclusão, Acessibilidade e Cidadania promove debates e palestras nos municípios sobre questões relacionadas às políticas públicas inclusivas, conforme a Lei Brasileira de Inclusão (Lei federal n° 13146/2015). O programa já visitou 66 municípios no Estado de São Paulo, reunindo mais de 20 mil participantes, entre gestores públicos municipais de diferentes áreas, representantes de entidades, entre outros.

O objetivo é fortalecer os debates sobre políticas públicas de inclusão, além de promover conhecimento para que gestores públicos possam elaborar, planejar, implementar e acompanhar a execução dessas políticas em seus municípios.