Como ser bem sucedido no mercado de trabalho ?

Em um país onde o número de desempregados atingiu 13,7 milhões de pessoas, muitos profissionais decidem buscar novos rumos

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de desempregados nos três primeiros meses de 2018 atingiu 13,7 milhões de pessoas, são muitos os profissionais que estão insatisfeitos com os salários e cargos que ocupam, e por fim, decidem buscar novos rumos.

De acordo com Astrid, antes de pedir demissão, o profissional deve fazer a revisão e o planejamento de carreira, pois assim, o mesmo terá a oportunidade de avaliar o passado, analisar o presente e planejar o futuro. Rever a trajetória profissional melhora a autoestima e a autoconfiança, que são essenciais para quem deseja repensar a carreira e buscar um novo desafio. “O ideal é que a pessoa redefina com clareza seus objetivos profissionais e atualize o currículo. Quanto maior a experiência, mais consistente será o seu material curricular. Avalie primeiro, as empresas dos mesmos segmentos de atuação. Posteriormente avalie empresas que trabalham no mesmo mercado”, esclarece Astrid Vieira.

A consultora aconselha que quanto mais aberto a uma mudança geográfica melhor para o candidato, pois alguns mercados são menos concorridos e podem oferecer excelentes oportunidades. “Recolocar-se requer preparo, tempo, dedicação e muito esforço. Reveja quais são seus conhecimentos, suas habilidades intelectuais e operativas? Quais são suas competências para a resolução de problemas? Qual é a sua experiência profissional, realizações e resultados expressivos? O que você tem para oferecer para a nova empresa? ”.

Para finalizar, Astrid explica que a recolocação mais assertiva é quando se busca por uma vaga na área de atuação habitual do candidato e de preferência no mesmo segmento.