A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Participação, Acessibilidade e Inclusão Social, com apoio do Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual e do GAD, Grupo de Apoio à Diversidade, além de participação da Associação Ribeirãopirense de Apoio LGBT (ARPA LGBT), promove série de atividades durante o mês de combate à homofobia.

Em maio, serão realizadas capacitações de servidores municipais, de diversos departamentos, sobre o decreto municipal nº 6.807, de 7 de fevereiro de 2018, que dispõe sobre o uso do nome social e reconhecimento, no âmbito da administração pública, da identidade de gênero de travestis, mulheres e homens transexuais.

Na próxima segunda-feira, dia 9 de maio, será realizado um debate com alunos da Escola Estadual Dom José Gaspar sobre o tema “Diversidade Sexual”. O objetivo do encontro é orientar os estudantes, propondo um momento reflexivo, reforçando os princípios de igualdade, respeito e acolhimento.  A partir desta conversa, o Conselho Municipal de Atenção à Diversidade Sexual realizará acolhimento e aconselhamento sobre o tema.

No dia 15 de maio, terça-feira, será realizada a Sessão Solene em comemoração ao Dia de Combate à Homofobia, celebrado internacionalmente no dia 17 de maio. A sessão homenageará personagens do município que contribuem para o crescimento do movimento LGBT na região. O evento acontecerá na sede da Câmara Municipal de Ribeirão Pires – Rua João Domingues de Oliveira, 12.

Encerrando as atividades, no último sábado do mês de maio, dia 26, acontecerá o 2º Festival de Combate à Homofobia, evento que marcará a celebração das conquistas de políticas públicas para o segmento.