Estão abertas as inscrições no concurso público da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) destinado a preencher uma vaga imediata de operador de circulação (maquinista). A seleção também formará cadastro reserva para as vagas que vierem a surgir durante a validade do concurso, que será de dois anos, podendo ser prorrogado por igual período.
Para concorrer ao cargo é necessário ensino médio completo e curso de eletricidade básica com carga mínima de 40 horas. Os ganhos mensais em início de carreira são de R$ 3.429,67, para uma jornada diária de oito horas.
De acordo com o edital de abertura, o candidato deve ter disponibilidade para trabalhar em toda a área de abrangência da CPTM. Atualmente, a companhia está presente em 23 municípios: São Paulo, Caieiras, Franco da Rocha, Francisco Morato, Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista, Jundiaí, Itapevi, Jandira, Barueri, Carapicuíba, Osasco, São Caetano do Sul, Santo André, Mauá, Ribeirão Pires, Rio Grande da Serra, Ferraz de Vasconcelos, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Itaquaquecetuba e Guarulhos.
O concurso para maquinista da CPTM contará com três etapas. No dia 13 de maio, na capital do estado de São Paulo, será aplicada a primeira delas: uma prova objetiva com 50 questões sobre Língua Portuguesa, Matemática e Conhecimentos Específicos (Eletricidade básica), com três horas de duração.
As outras etapas são avaliação de perfil profissional e avaliação médica, para as quais serão convocados apenas os aprovados na primeira etapa.