A Linha 10- Turquesa, que liga a região do ABC até a capital conta com trens da década de 1970, que atende o ABC Paulista. A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) diz ter planos para modernizar a frota de composições que recebem passageiros de Santo André, São Caetano, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Segundo a companhia, o processo para tornar mais jovem a linha que passa pela região teve início no fim do ano passado, quando oito trens da série 7.500, fabricados em 2010 com tecnologia moderna e ar-condicionado, que funcionavam em outros pontos da Grande São Paulo, passaram a circular na linha da região.
Outro problema encontrado no trecho, se encontra principalmente entre as estações Capuava e Mauá, ambas na mesma cidade, o trem reduz a velocidade de 90 km/h para 20km/h porque o trilho é antigo e deve ser substituído.
Na ocasião, a CPTM informou em nota oficial, que a manutenção permanente da linha que passa pelo ABC está sendo realizada com equipe própria porque o contrato com empresa terceirizada para o serviço foi encerrado por decisão da empresa contratada, mas que os operários da companhia são capacitados para garantir a segurança operacional. Não há prazo estipulado para contratação do trabalho