RP recupera acervo do maestro Américo Del Corto

O Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio (CATP),  ligado à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico de Ribeirão Pires, realizou a coleta de todo o acervo histórico do maestro e autor do hino de Ribeirão Pires, Américo Del Corto, falecido em 14 de Março deste ano.

Fotografias, partituras, áudios registrados pelo próprio Américo em CDs e centenas de fitas K-7 originadas ao longo de seu programa Reminiscências, na Rádio Pérola da Serra FM, anotações e escritos de valor histórico foram alguns dos itens e memórias encontradas que foram registradas por Del Corto durante a sua vida. Em 2017, o departamento já havia tomado posse da máquina de escrever que Américo usou para datilografar o hino do município, além de um cofre forte da olaria de Pedro Del Corto, pai de Américo.

Os materiais iconográficos, manuscritos e em áudio serão analisados de maneira mais profunda, depois catalogados e incorporados ao acervo de Documentação Histórica. Já os objetos tridimensionais serão incorporados ao acervo do Museu Histórico Municipal Família Pires.

“O Maestro Américo Del Corto foi um grande ribeirão-pirense. Apaixonado por nossa terra, expressou todo o seu amor em livros, poemas e canções, especialmente no Hino Municipal, composto em 1974. Esse material, de grande importância para a memória coletiva, ficará preservado de agora em diante. Acreditamos que o seu Américo ficaria muito feliz em ver seu acervo salvaguardado em um lugar seguro e democrático, acessível a todos, como o Museu Municipal”, explica Marcílio Duarte, diretor de Patrimônio Cultural do município.