Internet para todos chega em Ribeirão Pires

O programa “Internet para todos” chega em Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra. Alguns bairros destas duas cidades ainda sofrem com o uso da banda larga, por estarem mais afastados do centro da cidade. Por isso o programa foi criado, para que a internet possa ser usada por toda a população.

A mudança será possível após os prefeitos das duas cidades assinarem, mês passado, em Brasília, a adesão ao programa Internet para Todos, iniciativa do MCTIC (Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações). Um mês atrás o Prefeito Adler Kiko Teixeira e declarou, “Este é um marco para a ampliação da oferta do serviço de Internet aos moradores, ainda limitado em Ribeirão Pires. Ter o acesso é vital no processo de desenvolvimento dos municípios e também das comunidades, uma vez que integra pessoas que antes estavam às margens dos conteúdos e serviços disponíveis na Internet a esta vasta rede de conhecimento e de possibilidades”. disse o prefeito.

Os municípios participantes começarão a receber as antenas em maio, e a expectativa é que sejam instalados 200 equipamentos por dia, nas cidades de todo o País que aderiram ao projeto. Demais municípios da região já integram a ação.

Aos municípios que participam do programa, cabe a garantia de estrutura para que o sinal chegue ao local beneficiado. As prefeituras indicaram as localidades passíveis de atendimento, que receberão as antenas para a distribuição do sinal de internet. Além de garantir a segurança da área, a cidade arcará com as despesas da energia elétrica. A conexão será viabilizada pelo SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégias)

Foram selecionados 21 pontos de Ribeirão Pires que são mais afastados do centro do município para receber o programa de “Internet para Todos”. Os moradores que aderirem o benefício terão preços reduzidos de pagamentos, pois a iniciativa federal é isenta de taxas fiscais. Entre as regiões beneficiárias de Ribeirão Pires estão Jardim Caçula, Jardim Luso, Vila Bonita, Parque do Governador, Sítio do Francês, Jardim Iramaia e Jardim Valentina.