Vereadores aprovam projetos e criticam secretário

Na sessão da última quinta-feira (31), desentendimentos marcaram o retorno das atividades da Câmara Municipal. Na primeira negociação por parte do Secretário de Assuntos Estratégicos, João Mancuso Corinaldesi, vereadores acusaram-no de estar pressionando o Poder Legislativo por votos favoráveis aos Projetos enviados pelo executivo, em regime de urgência.

Naquele momento, o vereador Edimar Oldani (PV), membro da Comissão de Finanças e Orçamentos, usou a Tribuna para criticar a atitude do Secretário, e alegou, que em pouco tempo, não daria para analisar todos os documentos com a cautela necessária, já que um dos projetos tratava da movimentação de R$2,6 milhões em repasses para instituições como a APRAESPI. Ao final da discussão, e depois de uma pausa de 5 minutos para decisão dos parlamentares, uma Sessão Extraordinária foi marcada para esta segunda-feira, às 10:00.

Ao final das votações na Sessão Extraordinária, o vereador Amigão D’orto (PTC), subiu a tribuna para tecer críticas ao Secretário:

Vi o Secretário de Assuntos Estratégicos comemorando como se fosse uma vitória do Governo pra cima dos vereadores. Senhor João, desculpe as minhas ríspidas palavras, mas não é assim que acontece. O senhor não precisava ter feito reuniões paralelas, sem convidar nenhum membro da Comissão (de Finanças e Orçamentos) para podermos votar os Projetos.

Amigão criticou o Secretário João Mancuso

O vereador Rogério do Açogue (PSB), também subiu a tribuna para explicar o mal entendido quanto a vontade do mesmo em votar os Projetos ainda na quinta-feira passada. Segundo ele, teria sido muito criticado por ser da base do Governo Kiko, coisa que não interferiu em momento algum em sua decisão:

Sou 40 e aposto que Kiko fará um bom governo na cidade. Também concordo que os regimes de urgência têm que ser analisados, mas eu quis votar na quinta-feira passada porque se tratavam de entidades e associações, não por ser da base do prefeito e querer defender os projetos vindos dele. Eu fiquei a noite toda (na quarta-feira passada) lendo os Projetos para poder votar na quinta porque sei da importância deles.

No final da sessão extraordinária desta segunda-feira, todos os projetos do executivo foram aprovados pelos vereadores.