Vacinação contra a febre amarela já tem data para início em RP

Em comunicado feito nesta terça-feira (16), a Prefeitura de Ribeirão Pires deu maiores informações aos moradores sobre a vacinação contra a febre amarela, que vem causando pânico nas pessoas.

É informado que a campanha contra a febre amarela irá ocorrer de 3 a 24 de Fevereiro nas Unidades Básicas de Saúde em todas as pessoas a partir de 9 meses de idade. Idosos com mais de 60 anos deverão apresentar diagnóstico médico autorizando a aplicação da vacina.

A partir da próxima quinta-feira (18), todas as UBSs (exceto a da Vila Sueli) estarão disponibilizando vacinas apenas moradores que irão viajar e, também, munícipes que trabalham em áreas em que há casos confirmados da doença. As vacinas são limitadas.

As unidades farão a distribuição de senhas para o controle da demanda e para melhor atender os moradores que fazem parte do grupo prioritário (somente às quintas-feiras, a partir das 8h).

O comunicado ainda afirma que não há nenhum caso da doença em Ribeirão Pires.

Macacos não transmitem febre amarela

Com o crescente número de casos da doença, pessoas estão maltratando e até matando macacos de várias espécies por acreditarem que eles são os causadores da expansão do vírus.

A Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires esclarece aos moradores que os macacos não são transmissores da febre amarela. Pelo contrário. Eles são o que se chama de “sentinela”: quando há casos de febre amarela entre macacos, este é um sinalizador da presença da doença sendo transmitida por mosquitos aos humanos. Com este “aviso”, as autoridades de saúde ganham tempo na adoção de medidas contra a doença.