Ribeirão Pires implanta Pacto Nacional pela Alfabetização

A Secretaria de Educação, Inclusão, Cultura e Tecnologia,  por meio do Núcleo de Orientação Pedagógica, realizou na última sexta-feira, dia 6, o lançamento do “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)”. O programa tem como público-alvo os professores e alunos da rede municipal de Educação.

A rede municipal de Ribeirão Pires irá capacitar cerca de 164 profissionais, entre coordenadores e professores, sete professores formadores, abrangendo 1.500  alunos do Ensino Fundamental e 2.800 da Educação Infantil. O PNAIC é um acordo formal, assumido pelo Governo Federal, estados, municípios e entidades para firmar compromisso que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

“A nós, gestores públicos, cabe a fundamental tarefa de zelar pelo ensino de nossas crianças. O Pacto Nacional pela Alfabetização reitera nosso compromisso em trabalhar integralmente para promover melhorias na educação, em parceria com instituições renomadas, como o Instituto Ayrton Senna, para formar muito mais do que alunos com bom rendimento escolar, mas também cidadãos preparados para o futuro”, declarou o prefeito de Ribeirão Pires, Adler Teixeira – Kiko.

A abertura do evento contou com a palestra de Cleonice Lussich, especialista de neuroaprendizagem, psicomotricidade e psicopedagogia e professora de cursos de pós-graduação em psicomotricidade e neurociência (UMESP e UNISA).

Neste ano, a Secretaria de Educação tem investido na formação continuada dos profissionais e retomou a parceria com o Instituto Ayrton Senna na implantação do programa “Gestão Política de Alfabetização”. Sem gerar custos para a cidade, em parceria gratuita para o município, o programa tem proposta de levar para as redes públicas de ensino, por meio de formação dos profissionais da rede, o conceito de alfabetização integral.