Tema da redação do ENEM surpreende candidatos

O último domingo marcou o início do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova está com um novo formato, sendo realizada em dois domingos, diferentemente do que acontecia nos outros anos, quando o exame ocorria apenas em um final de semana.

Para este ano, as mudanças dos dias de realização não são a única novidade. A redação, que até o ano anterior era realizada no segundo dia, passou a ocorrer no primeiro, e esse ano foi motivo de surpresa para os que realizaram a prova.

Como o tema da redação só é revelado na hora de sua aplicação, a maioria das pessoas que irão participar da prova costumam buscar informações através de sites, revistas, jornais, televisão e, até mesmo, professores, para iniciar alguns estudos sobre possíveis assuntos que possam ser escolhidos como tema.

Este ano, bullyng, obesidade, tecnologia, situação dos presídios brasileiros, reformas realizadas pelo governo, ataques terroristas, delação premiada, corrupção política e o aumento da expectativa de vida dos brasileiros eram alguns dos assuntos que os especialistas mais acreditavam que poderiam ser selecionados para o tema da redação, no entanto, para surpresa da grande maioria, o tema abordado não estava sendo especulado.

O tema tratou sobre “Desafios para formação educacional de surdos no Brasil”, um assunto de grande questionamento para inclusão dos deficientes auditivos, mas com poucas fontes de referências para elaboração do texto.

As pessoas concordam de maneira quase unânime que pessoas com esta deficiência possuem muitas dificuldades para ter um ensino digno e que realmente merecem uma atenção especial, mas a “revolta” de quem realizou a prova é o fato de se tratar de um assunto que é pouco discutido em em todas as redes de ensino do Brasil. Sendo assim, os participantes não teriam sido educados o suficiente para realização da redação, perdendo conteúdo que poderia ser utilizado na hora da elaboração do texto.

A grande maioria acredita que o governo não quis falar de temas políticos, como as reformas ou a corrupção, nem da saúde e segurança, porque sabem da atual situação do país, então decidiram escolher um tema que deve ser alvo de melhorias, mas que não causaria tantos comentários negativos sobre.

O segundo dia de ENEM acontece no próximo domingo (12). A segunda etapa tratará sobre:

  • Matemática e suas Tecnologias
  • Ciências da Natureza e suas Tecnologias

Os horários de abertura e fechamento dos portões são os mesmos do primeiro dia, mas o prazo é mais curto: quatro horas e meia. Portanto, calcule seu tempo, não se atrase, leve todos os materiais necessários e boa prova!