Possíveis temas de redação paro o ENEM 2017

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) inicia neste domingo (05) em todo o Brasil, trazendo, como em todos os anos, alguns temas que podem ser escolhidos para a redação.

Todos os anos são selecionados muitos assuntos que estão na mídia, universidades e escola como possibilidades para serem o tema da redação desta prova importante para quem almeja ingressar no ensino superior. Este ano não é diferente, então nossa equipe de reportagem pesquisou alguns assuntos que andam tomando conta do cenário nacional e mundial e podem ser selecionados para a redação (que será feita no próximo dia 12, o segundo dia da prova).

Confiram alguns dos possíveis temas da redação:

Fake News: Muitas pessoas talvez não sabem o que significa isto, mas com certeza em algum momento já “caiu” nesta “armadilha”. Fake News trata-se de notícias falsas espalhadas nas redes sociais que, na maioria das vezes, as pessoas acabam acreditando, pois acessam a notícia mas não buscam outras fontes confiáveis que possam confirmar ou não a veracidade da notícia. Um caso é bem emblemáticos. Trata-se da acusação que espalhou-se pelo Facebook há alguns anos atrás de que uma mulher sequestrava crianças no Guarujá/SP para fazer rituais de magia negra com os jovens. Esta notícia se espalhou de uma maneira muito rápida, então a foto da moça de 33 anos foi exposta na rede social, até que alguns moradores a reconheceram e a espancaram até a morte. Dias depois foi descoberto que a moça havia sido confundida com outra pessoa.

Obesidade: O tema que é conhecido no mundo todo nunca saiu da mídia, mas com a expansão de redes de Fast Food e uma juventude com crianças cada vez mais “gordinhas”, talvez possa ser o assunto da redação para uma maior conscientização das pessoas que tendem a fechar os olhos para esta doença.

Tecnologia: Todo mundo sabe que a tecnologia veio para mudar o mundo há muitos anos, mas com a expansão das novidades que nunca foi imaginada que poderia existir, este é um tema tratado como possível para os especialistas, pois a cada ano surgem novidades extraordinárias.

Delação Premiada: O nome ficou extremamente conhecido no país após a Lava Jato, mas muitas pessoas não concordam com isto pelo fato de “aliviar” para quem cometeu crimes só pelo fato dele “dedurar” outros criminosos. Alguns acham que isso faz a pessoa sair de vilão como herói.

Foro Privilegiado: O assunto é apenas uma hipótese, mas especialistas acham difícil que esse seja o tema da redação. Nossa equipe de reportagem levantou esta situação pelo fato de políticos em exercício terem uma espécie de privilégio quando denunciados apenas por terem um cargo político, caso do que está ocorrendo com o presidente Michel Temer.

O funk no Brasil: O estilo musical que a cada ano mais cresce é alvo de constantes discussões entre especialistas  até mesmo autoridades. Ritmo que possuem diversos estilos dentro dele, é conhecido pela vulgaridade, incentivo ao uso de drogas, prostituição, tráfico, ostentação etc. O funk já foi alvo de pessoas que tentaram fazer com que o estilo fosse proibido, teve artistas proibidos de cantar por causa da pouca idade e conteúdo de baixo calão, caso do MC Pedrinho. Como o ritmo cerca a grande maioria dos jovens, este pode ser um tema selecionado por causa que muita gente o trata como patrimônio cultural do Brasil.

Guerras nas comunidades: Diariamente surgem notícias de mortes em conflitos entre policiais e bandidos em favelas, como está acontecendo atualmente em comunidades do Rio de Janeiro.

Reformas: Tema muito discutido no mandato do presidente Michel Temer, principalmente com as reformas trabalhistas e da previdências, o assunto está tirando o sono de muitos brasileiros de classes sociais menos favorecidas. Com as ideias de melhorar a situação econômica do país, essas reformas irão afetar a grande maioria dos pobres, situação que está gerando revolta na grande maioria da população.

Lotação das cadeias brasileiras: Assunto que há muito tempo é alvo de discussões, a lotação dos presídios brasileiros já foi tema de muitas reportagens e mostra o risco que os presos têm em contrair doenças e, até mesmo, em conseguir conviver diariamente com celas totalmente lotadas e sem nenhuma condição humana.

Segurança nos presídios brasileiros: Quem não e lembra das guerras entre facções no presídio de Alcaçuz, no Rio Grande do Norte, ocorrido no início deste ano. As facções presentes no presídio entraram em conflito e o presidiários viveram dias de guerra. Estes acontecimentos viraram alvo novas discussões sobre a segurança dos presídios nacionais.

bullying:Assunto muito visto em filmes, revistas e, até mesmo, em uma série que bombou este ano, a “13 Reasons Why”. o assunto pauta sobre qual o limite das brincadeiras, pois pessoas sofrem tanto com este tema que acabam até mesmo se matando. No próprio Brasil já houveram diversos casos em que pessoas se mataram porque sofriam bullying.