A equipe do Diário de Ribeirão Pires compareceu no Bairro da Pedreira na última sexta-feira. Em conversa com alguns moradores da região, fomos informados de que recentemente a Prefeitura realizou um evento de pipas no campo de futebol da Pedreira, no qual contou com um enorme número de pessoas, segundo os moradores.
Uma munícipe da região, que preferiu não se identificar, relatou que o evento é importante para a cidade, mas ocorreram muitas irregularidades. Perguntada sobre quais seriam essas irregularidades, a mulher disse que seis balões foram soltos e, também, que eram utilizados linha chamada de “Chilena” (linha com cortante especial usada para cortar outras linhas).
Nossa equipe de reportagem foi informado que o prefeito de Rio Grande da Serra, Gabriel Maranhão (PSDB) acompanhou uma parte das “brincadeiras”.
Alguns moradores também relataram as poucas viaturas no local para o tanto de pessoas que participaram do evento.
O artigo 42 da lei nº 9.605, diz que fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano, é crime, podendo ocasionar como pena a detenção de um a três anos, multa, ou ambas as penas cumulativamente.