Professores protestam na Câmara Municipal

Na última sessão desta quinta-feira (19), a equiparação salarial dos professores ao Piso Nacional foi finalmente discutida e votada na Câmara Municipal da cidade. O pedido de equiparação era solicitado pelos profissionais desde gestões passadas. Desta vez, profissionais da área acompanharam o projeto de lei que foi colocado em caráter de urgência para ser votado pelos vereadores. Além disso, a equiparação será retroativa a janeiro, ou seja os professores também vão receber o aumento retroativo dos nove meses que já se passaram neste ano. No entanto nem todos os professores estavam felizes com o resultado, já que, segundo eles, alguns não teriam sido contemplados com a equiparação e, em alguns momentos protestaram questionando alguns pontos do projeto de lei.

Segundo os profissionais da educação, existe uma classificação interna entre eles, que vai aumentando de acordo com o tempo de serviço, especializações, entre outros. Essa classificação vai até o número 63, e a lei só beneficiaria os classificados até o número 52. O projeto, no entanto, foi aprovado por unanimidade entre os vereadores, que afirmaram não poder inviabilizar a equiparação aos outros professores que serão beneficiados com o projeto, enviando uma indicação ao executivo, que também incluam os restantes.

A Prefeitura de Ribeirão Pires informou que os professores que já recebem o valor equivalente ou superior ao piso não foram incluídos no projeto e, que por conta da Lei de Responsabilidade Fiscal ainda não podem fazer a reposição da inflação anual, mas que estuda implantá-la o mais breve possível, não apenas para os professores, mas para todos os servidores públicos do município. No entanto necessita que a arrecadação aumente pois o limite de despesas com pessoal é fixado pela lei em no máximo 54% da arrecadação. A Prefeitura também informou que está aberta ao diálogo com os professores e o sindicato da categoria.