Lula fará visita a Ribeirão Pires este mês

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato e principal nome à presidência da república em 2018, passará por Ribeirão Pires em caravana chamada de “Cinturão vermelho”, movimento que espera recuperar eleitores do Partido dos Trabalhadores (PT) perdidos nos últimos anos.

Em estatísticas, o PT foi uma das organizações políticas que mais perdeu filiados na região do ABC Paulista, que era considerada o berço do partido. Os números de 2016 mostram que houve perda significativa em cidades como São Bernardo – cidade de Lula, assim como Diadema e Mauá. A cidade de Santo André foi a única a ter o segundo turno disputado por PT e PSDB, onde a vitória foi disparada pelo social democrata Paulo Serra, que obteve 79,6% dos votos válidos.

Em contra partida, esse ano Lula está em alta nas pesquisas. Números recentes divulgados pelo Datafolha mostram o pré-candidato com 35% das intenções de voto. No primeiro turno, o Deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) e a ex-senadora Marina Silva (REDE), se candidatos, empatariam em segundo lugar com 16% e 17% e entre 13% e 14%, respectivamente. O governador paulista, Geraldo Alckmin, e o prefeito de São Paulo, João Dória, alcançam apenas 8%.
Sobre a visita ao ABC paulista, Lula disse para uma rádio também paulista: “É preciso fazer uma visita rápida [periferia e Grande SP] porque é um público que já foi muito petista e já esteve muito próximo de nós. Antes de entrar para o interior, quero dar uma conversada com o nosso povo da periferia de São Paulo”.

O ex-presidente vai visitar Diadema, Guarulhos, Mauá, Ribeirão Pires, São Caetano do Sul e Osasco em sua caravana, que acontece na segunda quinzena deste mês.