Primavera dos Museus traz diversas atividades gratuitas para Ribeirão Pires

A Prefeitura da Estância Turística de Ribeirão Pires participa, pelo terceiro ano consecutivo, da temporada cultural chamada “Primavera dos Museus”, organizada pelo Ibram – Instituto Brasileiro de Museus.

Realizado anualmente na estação homônima, o Ibram lança a cada edição um tema diferente para nortear as atividades. Este ano, o tema será “Museus e suas Memórias”.

E para a 11ª edição do Primavera dos Museus, o Departamento de Patrimônio Cultural, ligado à Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico da Estância, oferece diversas atividades gratuitas. Serão cinco exposições permanentes: Casa Ribeirão-Pirense; Exposição Memórias do Centro Alto; Exposição Ribeirão Histórico (montadas no Museu Municipal “Família Pires” – Rua Miguel Prisco, 286 – Centro); Maquete Ferroviária “Nos tempos da ferrovia”, e a Ribeirão Pires – A Ferrovia e Sua História (estas últimas ficarão expostas no Museu Ferroviário Municipal João Evaristo de Abreu Duarte – Rua do Comércio, 05 – Centro).

No dia 18 de setembro (segunda-feira), às 19 horas, ocorre a entrega do novo paisagismo do Centro de Exposição e História “Ricardo Nardelli” e a inauguração do novo Centro de Documentação Histórica “Antônio Ribeiro dos Santos”, além da Vernissage da exposição “Pontos Turísticos de Ribeirão Pires”, de Roberto Silva, e entrega do acervo digitalizado da ex-primeira-dama do município, Norma Prisco. O evento acontecerá na Rua Miguel Prisco, 288 – Centro.

No dia terça-feira (19), a programação continua. Alunos das escolas públicas Profª. Ruth Neves Sant’Anna, Profº. Sebastião Vayego de Carvalho e SESI acompanharão a palestra “Arqueologia do Antigo Oriente Próximo: Israel e seus mitos”, ministrada por Fernando Ripoli, a partir das 19 horas, no Anfiteatro Arquimedes Ribeiro.

Professores da rede municipal de ensino básico e fundamental farão um passeio ao Parque Estadual da Serra do Mar no trecho conhecido como Caminhos do Mar, na quarta-feira (20). A programação constitui uma ação de educação ambiental e patrimonial.

Na quinta-feira (21), às 19h30, alunos do CEEJA Valberto Fusari, receberão a palestra “O Patrimônio Cultural em Ribeirão Pires e sua Institucionalidade”, ministrada por Marcílio Duarte, diretor de Patrimônio Cultural e coordenador do Centro de Apoio Técnico ao Patrimônio do município.

Já sexta-feira(22), o grupo Lúmen, um dos mais importantes grupos de serenata em atuação no Brasil, se apresenta às 20h, no Centro de Exposições e História.

Encerrando a programação, o artista plástico Roberto Silva realiza uma aula-pintura, a partir das 15h, na Pinacoteca Municipal Guilherme de Carvalho Dias (dentro do prédio do Centro de Exposições e História Ricardo Nardelli). Roberto dará uma aula abordando diversos detalhes sobre como fazer essas atividades.

Mais informações pelo telefone 4825-9049.