Motoristas do Uber protestam em Ribeirão Pires

 

Cerca de 30 motoristas do aplicativo Uber que atendem a região do Grande ABC, principalmente nas cidades de Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da serra, protestaram contra a empresa na última sexta-feira (21). O motivo do protesto seria por conta de um corte de 17% que a empresa realizou nos preços do aplicativo, o que representaria uma diminuição de R$1.360,00 por mês para um motorista que fatura cerca de dois mil reais por semana. Como forma de protesto, os motoristas pararam os veículos em um estacionamento da cidade e cruzaram os braços. Os celulares ficaram ligados, mas não atendiam aos chamados dos clientes que solicitavam por veículos.

Os motoristas reclamam que a empresa, em nenhum momento os consultou ou explicou a estratégia do corte, apenas teria enviado um e-mail, depois que a diminuição do valor já havia ocorrido. “Ficou inviável pra gente. Nós temos que gastar com combustível, com a manutenção do veículo e arcar com vários outros custos. Dependendo da quantidade de pessoas e do trajeto, ficou mais barato que um ônibus, por exemplo”, disse um dos motoristas presentes no protesto.

Em contato com nossa equipe, a Uber, informou que a queda nos valores é por conta de um novo projeto de mobilidade na região metropolitana de São Paulo. De acordo com a empresa, nessas regiões, o usuário precisa esperar pelo dobro do tempo para conseguir um carro, em comparação com o Centro de São Paulo. Além disso, a empresa também informou que os motoristas também fazem menos viagens, tendo que se deslocar longos períodos, perdendo tempo e combustível.

A empresa disse que realizou reuniões informativas com entidades da sociedade civil, como ONGS, associações de moradores e lideranças religiosas para buscar novas parcerias com o aplicativo e se tornarem o que a empresa chama de um ‘pólo multiplicador’ da marca, recebendo dinheiro pelas indicações de motoristas e usuários novos. Com isso, a empresa acredita que deverá popularizar ainda mais o aplicativo, gerando ainda mais viagens aos motoristas, e menos tempo de espera para os usuários do serviço.

“Para a Uber, o mais importante é oferecer opções de mobilidade para todos, em qualquer lugar, a qualquer momento. É uma satisfação pessoal levar mais tecnologia para mais e mais brasileiros. Queremos complementar o transporte público, facilitando a vida das pessoas onde  alternativas ao carro particular eram praticamente inexistentes”, afirmou Guilherme Telles, diretor-geral da Uber no Brasil, através de nota oficial.