Na tarde desta segunda-feira (03), a Prefeitura de Ribeirão Pires assinou a parceria com a Associação de Beneficência e Filantropia São Cristóvão, para prestar serviços à população no Hospital e Maternidade São Lucas.
O evento contou com a participação do prefeito da Estância Turística Adler Teixeira, o Kiko (PSB), o vice-prefeito Gabriel Roncon, o CEO do Hospital São Cristovão Valdir Pereira Ventura, a Secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas, dentre outras autoridades.
Inicialmente, a Secretaria de Saúde e Higiene fez uma revitalização no Hospital São Lucas, que de acordo com a Secretária Patrícia Freitas, veio em maior parte como mão de obra própria. O projeto de parceria será realizado em três etapas, a primeira delas consiste na humanização do atendimento, abertura de oito leitos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Santa Luzia, e a ampliação do serviço de nutrição do hospital.
A segunda etapa consiste na ampliação da área de apoio de diagnóstico por imagem e laboratorial, a unidade irá receber o tomógrafo. Ultrassom e raio-x ficarão disponíveis também no hospital, contando ainda com laboratório de análises clínicas próprio. Essa segunda fase, irá ter um custo de 190 mil reais, segundo a Secretária de Saúde. Por fim, a terceira e última etapa, que será em cerca de três meses, consiste em oferecer pequenas cirurgias que ainda não eram disponibilizadas na rede municipal. O resultado será 51 leitos disponíveis, sendo 10 para a maternidade e 41 para clínica médica.
A parceria durará três anos, pidendo ser prorrogado, e de acordo com o Prefeito Kiko, o objetivo da prefeitura é o contrato permanente. Outras quatro cidades estavam na disputa pelo convênio, que não deverá custar nada aos cofres públicos. Segundo o CEO do São Cristóvão Valdir Pereira Ventura, a cidade foi escolhida por apresentar a melhor proposta. “O local agradou muito ao hospital, sendo a melhor estrutura dentre todos, feito então a escolha para iniciar os trabalhos, e como podemos ver eles souberam fazer uma excelente estrutura”, afirmou.