Prefeitura de RGS comete Crime Ambiental na cidade

Em Setembro de 2016, iniciaram-se as obras do Parque Ecológico de Rio Gran­de da Serra. O objetivo da obra, localizada na Avenida Jean Lieutaud, s/nº, no Jardim Santa Tereza, é a desativa­ção de uma lagoa de decantação para a im­plantação de um par­que ecológico e a re­forma e ampliação do ginásio esportivo loca­lizado ao lado.

No entanto, na última semana, foi descober­to que um possível crime ambiental estava ocorrendo dentro das obras realizadas pela administração pública. Diversos caminhões iam até o local com a finalidade de despejar entulhos e terra conta­minada de forma irre­gular no terreno onde estão sendo realizadas as obras.

Em contato com a Prefeitura de Rio Grande da Serra para obter mais informações sobre as denúncias, foi informado que a obra está sendo realizada conforme licença ob­tida pela Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB), sem que tenha sido encontrada qualquer infração no local pelos agentes da companhia estadual. No entanto, nossa equipe de repor­tagem também entrou em contato com a CE­TESB, que desmentiu a Prefeitura de Rio Gran­de da Serra e nos infor­mou que a obra está em andamento e real­mente tem licença, porém em uma visto­ria realizada no último dia 29, foi constatado que as obras de aterra­mento estão sendo re­alizadas em desacordo com as exigências téc­nicas, haja visto que fo­ram utilizados entulhos e resíduos de constru­ção civil para a execu­ção do aterro. Desta maneira, a Secretaria Estadual de Meio Am­biente está avaliando qual será a penalidade legal a ser aplicada ao caso.