Ribeirão Pires realiza cerimônia de Juramento à Bandeira

A Junta de Serviço Militar de Ribeirão Pires realizou na última quarta-feira (26), solenidade de Compromisso à Bandeira Nacional, na Praça Ernest Solvay. Cerca de 350 jovens nascidos em 1999, ou em anos anteriores, e que se alistaram até o último mês de março, participaram da atividade. A cerimônia marcou a entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação ao Serviço Militar.

O 2º Tenente Delegado da 18ª Delegacia de Serviço Militar, Pedro Silva de Oliveira, representando o Exército Brasileiro, conduziu o ato solene.

“Olhando para os senhores, vejo pessoas que têm a cidadania plena. Nosso país precisa dos senhores. Façam por onde. Ter um mundo melhor depende dos senhores”.

– Afirmou.

O Vice-prefeito, Gabriel Roncon, representou o Prefeito Kiko Teixeira, que é presidente da Junta de Serviço Militar da cidade, durante a cerimônia.

“Esses jovens honraram hoje importante compromisso não apenas com a pátria, mas também com suas famílias, e receberam o Certificado de Dispensa de Incorporação do Serviço Militar. Contamos com o empenho de todos para termos uma sociedade melhor e mais justa”.

– Declarou.

Todo cidadão do sexo masculino tem obrigações com o Serviço Militar e, ao completar 18 anos, deve fazer o alistamento militar, para garantir o direito à cidadania plena, conforme previsto pela legislação brasileira.

Os jovens que recebem Certificado de Dispensa de Incorporação ficam à disposição das Forças Armadas até os 45 anos de idade, para eventuais situações extremas, como em desastres climáticos. O documento é exigência para que homens com idade a partir de 18 anos possam emitir documentos como Carteira de Trabalho e Passaporte.