Falta de manutenção gera lentidão nos trens da CPTM

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No mês passado o SPTV (Programa de Jornalismo da Rede Globo) divulgou uma matéria que explicava os motivos da lentidão dos trens da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). O resultado apresentado pela produção só reforçou o que muitos cidadãos costumam a expressar em redes sociais: a lentidão se deve a falta de manutenção, troca de equipamentos e “descaso com o usuário”.

Segundo o levantamento feito pelo SPTV, a CPTM teria, por exemplo, que ter efetuado a troca dos trilhos, pelo menos, dos trechos da Linha 10- Turquesa, entre São Caetano e Tamanduateí e Capuava e Mauá, onde a velocidade chega a ser reduzida de 90km/h para 40km/h, por um quilômetro. Se as linhas estivessem com a manutenção em dia, por exemplo, a velocidade seria mantida, aumentando o fluxo viagens, beneficiando o usuário.

As informações ainda apontam que, para o caso do trecho São Caetano-Tamanduateí, o que colabora para a diminuição da velocidade é o desgaste acentuado do trilho que foi descoberto pela Companhia em 17 de abril de 2015, ou seja, há dois anos eles precisam ser trocados, mas CPTM insistiu em mantê-los.

Já o trecho entre Capuava e Mauá fica ainda mais complicado, pois o desgaste dos trilhos faz com que a redução de velocidade chegue a 20km/h

Somando todos os pontos onde há desgasta, somente na Linha 10 Turquesa, a CPTM deveria realizar a troca de trilhos de seis quilômetros.

O Presidente da CPTM, Paulo Magalhães disse que a desaceleração é uma cautela para evitar acidentes.

“Não corremos nenhum risco. Risco zero. Para isso que existem as precauções. […] Nós estamos tentando fazer todos os serviços imediatamente, à medida que parecem as novas precauções. Aquelas que são mais antigas são problemas que dependem de outros fatores que a gente está tentando resolver”.

 – Disse.

“O que acontece muitas vezes, o que aconteceu com trilho, nós tivemos duas licitações fracassadas, por problema de concorrência, entre os participantes, em que a gente tem que fazer como funciona a lei, pra poder concluir”, disse. “Uma coisa que estava desde 2012 pra comprar o trilho, e em 2015, que foi quando eu assumi a empresa, a gente fez a compra de 8 mil toneladas de trilhos. E compramos mais 2 mil agora”.

 – Finalizou.

Fonte: SPTV/G1