RGS divulga resultados de mutirões da Saúde

UPA deve atender ao menos 300 pessoas por dia. (Foto: Divulgação)

A Secretaria de Saúde de Rio Grande da Serra divulgou, esta semana, o balanço dos últimos dois Mutirões de Atendimentos Médicos realizados no município. Os eventos aconteceram nos dias 25 de março e 01 de abril, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Parque América e Santa Tereza respectivamente. Ao todo, foram realizados 907 procedimentos, entre atendimentos, medicações e orientações.

No Mutirão da UBS Parque América, foram 39 atendimentos médicos; 78 testes rápidos (exame de sangue com resultado na hora); 22 coletas de Papanicolau; 38 entregas de medicamentos e 26 orientações para pacientes diabéticos e hipertensos. A iniciativa contou ainda com orientações sobre planejamento familiar, medição de pressão, inalações e realização de teste da taxa de glicemia.

Já no Mutirão realizado na UBS Santa Tereza foram realizados 68 atendimentos clínicos, 89 testes rápidos, 32 exames de Papanicolau e 23 vacinas aplicadas. No Santa Tereza, a população contou com atendimento de médico ginecologista, ocasião em que 47 pacientes passaram por consulta. Também houve a realização de curativos, inalações, medição de pressão, entrega de medicação, realização do exame da taxa de glicemia e orientações sobre planejamento familiar.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Carlos Duarte, a realização dos mutirões é uma forma eficiente de agilizar as demanda da rede.

“Com estas iniciativas atendemos mais rápido e ainda conseguimos orientar e atuar na área da prevenção junto à comunidade”.

 – Explicou Duarte.