Ribeirão Pires tem programação especial no Dia Municipal da Saúde

Ribeirão Pires terá nesta sexta-feira, 7 de abril programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Saúde. Das 10h às 17h, os moradores receberão orientações e terão acesso a serviços oferecidos gratuitamente pela Secretaria de Saúde e Higiene da cidade na Vila do Doce (Rua Boa Vista, Centro).

Um dos destaques será tenda de informações sobre prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, como a AIDS e a sífilis – inclusive com a distribuição de kits para a prevenção (material informativo, gel lubrificante e preservativos feminino e masculino). A equipe do Programa Municipal DST/AIDS irá orientar sobre formas de prevenção, sintomas das doenças, além de divulgarem os serviços de diagnóstico e tratamento oferecidos na rede municipal de Saúde.

O Grupo de Apoio a Pessoas com Câncer (CAPC) participará da ação para esclarecer dúvidas dos moradores sobre a prevenção ao câncer de pele. Equipes da saúde irão disseminar, ainda, cuidados que podem contribuir para a prevenção de câncer bucal. Também estará disponível no local o atendimento para atualização da carteira de vacinação.

Tendas de atendimento disponibilizarão serviços de aferição de pressão arterial e a realização do Índice de Massa Corporal (IMC). Profissionais irão orientar pacientes com doenças crônicas como hipertensão arterial e diabetes. A Prefeitura também intensificará a conscientização sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite doenças como a dengue, febre amarela, zika e chikungunya.

“Adotar hábitos mais saudáveis em nosso dia a dia, em cuidados que vão desde a alimentação até a prática de exercícios físicos, é fundamental para que as pessoas tenham melhor qualidade de vida. Além disso, precisamos disseminar informações sobre a prevenção a doenças comuns, e que podem ser muito prejudiciais aos nossos moradores. Prevenir é sempre o melhor remédio”, observou a secretária de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires, Patrícia Freitas.