Na tarde da última quinta-feira, a Secretaria de Transportes e Trânsito de Ribeirão Pires realizou, no Teatro Arquimedes Ribeiro. O evento marcou o início dos trabalhos de prevenção a mortes no trânsito, referentes ao projeto “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito”. O Vice-prefeito Gabriel Ronco esteve presente representando o Pode Executivo, ao lado de vereadores e autoridades de outros órgãos relacionados ao tema.
“Nossa cidade tem passado por transformações, em um momento de mudanças. A parceria com o Governo do Estado irá viabilizar programa para a redução de fatalidades no trânsito. Somado a isso, nossas equipes de Trânsito estão empenhadas em promover atividades para a educação de crianças e jovens moradores e para garantir, a cada dia, mais segurança em nosso sistema viário”.
– Afirmou o Vice-prefeito da Estância, Gabriel Roncon.
Em 14 de março o Prefeito Kiko Teixeira assinou um convênio com o Governo do Estado para trazer investimentos ao município para elaboração de projetos visando a diminuição de mortes por acidentes de trânsito. Ribeirão Pires tem uma média de 23.5% de mortes por acidentes de trânsito, chegando a ser maior do que 20 países. A formatação do Comitê entra em conformidade com essa assinatura de protocolo. A verba destinada é de mais de um milhão de reais.
“Temos que valorizar a vida. Esse é o foco da nossa participação nesta campanha. Para isso, contamos com equipe de profissionais qualificados, que farão a diferença para que nossa cidade reduza o índice de acidentes fatais de trânsito”.
– Afirmou o secretário de Transportes e Trânsito, José Adão Alves.
O sistema
Com ferramentas, visitas de diagnóstico e construindo planos de ação contendo medidas preventivas e melhorias com relação à infraestrutura, fiscalização e conscientização, o Detran e os municípios envolvidos na proposta de redução de vítimas fatais acidentadas devem celebrar convênios que fornecerão auxílio para a estruturação da gestão de segurança viária.
Um dos instrumentos disponibilizados pelo Estado para garantir informações aos municípios é o INFOSIGA-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), ferramenta técnica que contabiliza e divulga mensalmente os óbitos decorrentes de acidentes de trânsito nos 645 municípios paulistas.
“É gratificante participar de um Comitê como este organizado em Ribeirão Pires. É um dos municípios que mais se mobilizou em nossa ação”, disse o palestrante do Movimento e representante do Governo do Estado, Leonardo Pedreira.
O Comitê “Movimento Paulista de Segurança no Trânsito” em Ribeirão Pires é formado por profissionais da Prefeitura – secretarias de Transportes e Trânsito (inclusive a Defesa Civil Municipal), Infraestrutura Urbana, Educação, Saúde, Segurança Pública (inclusive a GCM); das polícias Civil, Militar e Rodoviária; do Corpo de Bombeiros; e do DER.