Febre Amarela: Ribeirão Pires orienta moradores sobre o tema

 

A Febre Amarela tem se tornado um problema de Saúde em inúmeros lugares do Brasil. Por isso, a Secretaria de Saúde e Higiene de Ribeirão Pires iniciou uma espécie de reforço informativo para orientar a população a respeito do esquema de vacinação contra a doença. A cidade não está listada como área de risco, mas as vacinas para os munícipes que precisam viajar para os locais onde há o surto, já estão disponíveis.

Para quem precisa viajar para estes locais, o ideal é que sejam vacinados com dez dias de antecedência. A vacinação está sendo realizada às quintas-feiras, das 8h às 17h, na Unidade Básica de Saúde Central – sem agendamento, mas com distribuição de senhas às 8h e às 13h.

O Ministério da Saúde indica que essas pessoas devem tomar doses de outra vacinas 30 dias antes e 30 dias após a vacinação contra a Febre Amarela. Mulheres grávidas e idosos recebem a dose com indicação médica para evitar complicações.  O esquema atual da vacina se encerra em duas doses, sendo que há intervalo de 10 anos entre as doses (com exceção de crianças menores de cinco anos e em caso de pessoas com o vírus HIV – para estes casos, deve ser observado calendário vacinal específico). Os profissionais da UBS Central estão à disposição da população para esclarecer dúvidas sobre a vacinação e sobre a doença.

“É importante que os moradores estejam atentos aos critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde e também às recomendações, para garantir segurança na aplicação da dose. Nossas equipes estão mobilizadas para disseminar informações sobre a vacinação e prestar bom atendimento àqueles que irão viajar para as áreas de risco da doença”.

 – Explicou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.

Em Ribeirão Pires, de janeiro até a presente data (22/03) foram aplicadas 1.200 doses da vacina contra a febre amarela. A Secretaria de Saúde e Higiene registrou um caso suspeito da doença, que teve resultado de exame negativo – referente a moradores que viajou para áreas de risco da doença.