Até o dia 20 de março a Secretaria de Saúde de Ribeirão Pires realiza a Campanha dos Sintomáticos Respiratórios. Desde o início deste mês, os profissionais do setor na cidade estão reforçando as ações para identificar portadores de tuberculose.

\"CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE\"

Durante a campanha, a propagação de informações a respeito da doença, divulgação dos serviços de diagnósticos e tratamento gratuito serão intensificados. Ainda existe a procura por sintomáticos ativos em duas comunidades terapêuticas, (Amor Verdadeiro e Fraternidade de Jesus).

Os munícipes que tiverem os sintomas de tosse por mais de três semanas, febre ao final da tarde, sudorese noturna (suar muito de noite) e emagrecimento devem, imediatamente, procurar a UBS mais próxima a sua casa para realizar os exames.Se necessário, a rede municipal realiza raio-x do pulmão e avaliação clínica.

Em casos positivos da doença, o tratamento é realizado no Ambulatório de Infectologia do município. “Se realizado corretamente o tratamento, a tuberculose tem cura. Por essa razão, é muito importante que os moradores estejam atentos aos sintomas e busquem auxílio médico em nossa rede”, explicou a secretária de Saúde e Higiene da cidade, Patrícia Freitas.

A Prefeitura de Ribeirão Pires registrou 28 casos de tuberculose na cidade em 2016. Neste ano, até o início deste mês, foram registrados três casos.