RP registra mais duas vítimas de estelionato

A Delegacia de Polícia de Ribeirão Pires registrou mais dois casos de estelionato. O primeiro, aconteceu com uma mulher de 40 anos, que havia comprado um tapete de uma vendedor ambulante. Segundo ela, o valor de 75 reais foi passado no cartão de débito. Três dias depois, durante uma transação no Caixa Eletrônico ela percebeu que R$750,00 haviam sido debitados de sua conta no mesmo dia em que pagara o valor do tapete. a vítima aguarda a instauração do inquérito policial.

O segundo caso aconteceu também com uma mulher de 38 anos, que percebeu uma cobrança diferente em sua fatura. De acordo com as informações fornecidas por ela, alguém efetuou uma compra no valor de R$350,00 em uma loja Pet Shop na cidade de Americana onde, segundo ela, nunca esteve.

Como proceder?

Em caso de estelionato a vítima deve procurar a Delegacia de Polícia mais próxima de sua residência e informar o ocorrido. A agência bancária também deve ser formalmente comunicada a respeito do assunto. Após isso, caberá ao Delegado então responsável instaurar o inquérito Policial para apuração dos fatos.

Recomenda-se acompanhamento regular por parte do interessado, para saber, inclusive, se o inquérito foi instaurado; para isso um advogado precisa estar presente para intermediar a entrega de provas e o acompanhamento do procedimento. Após a conclusão do Inquérito, por se tratar de ação penal pública, o Inquérito será encaminhado a um Promotor de Justiça do Ministério Público, o qual poderá ou não oferecer denúncia, dependendo do que for produzido no inquérito, ou requerer novas diligências para esclarecer os fatos que ele considere relevante.