‘Desafios da Habitação passam por reorganização’, diz novo Secretário

Reorganização da Pasta, é prioridade do novo Secretário. (Foto: Ygor Andrade/DiáriorP)
Reorganização da Pasta é prioridade do novo Secretário. (Foto: Ygor Andrade/DiáriorP)

O novo Secretário de Habitação, Rogério Castilho do Carmo, assim como outros responsáveis por Secretarias do Executivo Municipal, está há pouco mais de duas semanas, avaliando a situação da Pasta. Em entrevista exclusiva ao DiárioRP, Rogério não fugiu do discurso de seus companheiros e enfatizou que é necessário reorganizar a ‘casa’ para saber como proceder com os projetos do Governo.

Formado em Engenharia Civil, empresário do mesmo ramo, é nascido e criado em Ribeirão Pires e foi convidado pelo Prefeito Kiko Teixeira (PSB), para compor o corpo de secretariado, desafiado, de acordo com o próprio Rogério, à recolocar Ribeirão Pires em ordem.

“Temos inúmeros projetos e ideias para a cidade, mas a priori, precisamos mesmo colocar as coisas em ordem. Há muitas necessidades que a Secretaria precisa readequar, e para isso, precisaremos de um pouco de tempo.”

– Detalhou Rogério.

Sobre as necessidades de Ribeirão Pires, o responsável pela Pasta destaca que a cidade tem, por exemplo, um déficit de dez mil moradias, sendo que três mil são casas populares, mas que é necessário uma regularização fundiária de muitos terrenos, além da liberação de construções e reformas, o que acarreta na parceria também, da Secretaria de Meio Ambiente.

“Temos alguns projetos pendentes da Administração passada, como, por exemplo, a construção das casas da CDHU, que necessitam de um pouco mais de pressa. Estamos trabalhando para regularizar isso e atender as outras demandas existentes.”

Falando a respeito da regularização, o Secretário comentou que um dos fatores que indicam um bom fluxo desses trabalhos, é a diminuição na demora para a aprovação dos processos que, segundo ele, hoje levam em média um ano para serem concluídos.

“Para que esse tipo de ações seja eficiente, vamos cobrar maior fiscalização de nossos funcionários. Vamos trabalhar ao lado deles, saber exatamente o que precisam, estruturá-los e tentar diminuir a morosidade desses processos.”

– Enfatizou.

Um dos assuntos que rondou a entrevista com o Secretário, foi o período de chuvas e os problemas causados em relação à moradias irregulares. De acordo com Rogério, ainda há muitas invasões e moradias em situação de risco na cidade. A regularização, citada no início da matéria, será também para tentar resguardar a integridade físicas dessas famílias.

“Vamos trabalhar com afinco para resolver todos os problemas que a cidade tem, mas isso demandará tempo. Não podemos precisar quando isso acontecerá, mas faremos o possível para atender o máximo possível até o fim deste ano”.

 – Finalizou o Secretário.