O que era pra ser um espaço, talvez o único em Ribeirão Pires, para lazer de diversas crianças e famílias moradoras da cidade, há tempos vem se transformado em um ambiente para o tráfico de drogas. Em um espaço que vai do palco da praça central até o início da Vila do Doce, crianças e pais dividem espaço com usuários de drogas, traficantes e pessoas alcoolizadas.
No último domingo (8), uma equipe do DiárioRP flagrou a venda e o uso de drogas de forma escancarada no mesmo local em que crianças andavam de bicicletas e brincavam. A região do palco já é uma conhecida área dos usuários de drogas da região central da cidade, que de um tempo pra cá, transformaram a pequena região em uma “micro-cracolândia”. Enquanto isso, nenhuma viatura da Polícia Militar ou da Guarda Municipal foi vista pelo local.
Além disso, com a abertura de um novo quiosque-bar no local, diversas pessoas alcoolizadas tendem a gerar brigas, como também aconteceu no domingo. Dois rapazes aparentemente sob efeito de substâncias alucinógenas, chegaram a iniciar um desentendimento, mas logo foram separados por colegas e a agressão não chegou a ocorrer, diferente das últimas vezes que o DiárioRP flagrou brigas pelo local. Em maio do ano passado, outra confusão fez uma pessoa ir parar no hospital. Mesmo tentando fugir das agressões, o jovem foi perseguido até a estação da CPTM, onde foi agredido por um outro grupo.
Já em Junho de 2016, foram os próprios comerciantes da Vila do Doce que denunciaram a falta de segurança da região. Na época, lojistas denunciaram que não havia policiamento, nem seguranças reais no lugar. “o carro de segurança fica parado, mas nunca tem ninguém dentro e, quando tem, estão dormindo”, informou um comerciante na época. Além disso, na mesma época um outro grupo de jovens iniciou uma briga pela vila do doce (vídeo aqui).
No segundo caso, Guardas Municipais até estavam pelo local, mas em nenhum momento interviram na movimentação.
O novo secretário de de Segurança Pública, José Luis Martins Navarro, empossado na última semana, ao DiárioRP informou que estudos e estratégias estão em analise para coibir e evitar que situações como esta aconteçam, e que em breve, novas ações deverão ser realizadas.
“Acreditamos que o trabalho será executado com exito, quando tivermos concluído todo o planejamento e ele estiver bem elaborado”.
– Concluiu o Secretário.