Prefeitura erra planejamento e não paga 13º

A Prefeitura de Ribeirão Pires, não cumpriu com mais um de seus compromissos. Dessa vez, o funcionalismo público não recebeu o pagamento do 13º salário e agora, planejam reunir-se em frente a Prefeitura. De acordo com informações extraoficiais, até mesmo membros da Guarda Civil Municipal disseram que, “caso não recebam seus direitos, ocuparam a Base da GCM no Centro da Cidade.

O DiárioRP conversou com alguns funcionários públicos indignados com a situação. Alguns deles com “anos de casa” disseram que esta é a primeira vez que algo assim acontece.

“Em outras situações, em outras gestões, éramos avisados quando atrasasse um pagamento ou um beneficio, mas nunca dessa forma.”

– Salientou a funcionária.

A Prefeitura foi procurada para esclarecer os motivos do não pagamento dos direitos dos funcionários e informou que “devido à baixa arrecadação a segunda metade do 13º salários poderá ser dividida em até três parcelas”. A Prefeitura também informou que receberá uma parcela do Fundo de Participação do Municípios (FPM), mas que o valor de pouco mais de um milhão de reais será insuficiente para arcar com a totalidade das despesas. No entanto esse valor será usado para amortizar a dívida. A nota ainda diz que, devido a esse arrecadamento inesperadamente baixo, as demais parcelas do décimo terceiro poderão ser pagas até o dia 31 de dezembro.

“Isso mostra falta de gestão dessa Administração. Como fica o fim de ano dos funcionários? Muitos de nós já fizeram algumas dívidas contanto com esse dinheiro, achando que o que é nosso por direito, não faltaria.”

– Finalizou a funcionária pública.

Atualização

A Prefeitura enviou no final da tarde desta terça-feira (20), outra nota a respeito do assunto, informando “que já regularizou o pagamento da segunda parcela do 13˚ salário dos funcionários públicos, que acontecerá integralmente ainda neste dia 20, honrando assim as exigências legais”.
“Durante o dia, representantes do SINDSERV (Sindicato dos Servidores) se reuniram com o prefeito Saulo Benevides, que explanou a situação financeira da Prefeitura e deixou claro que todos os esforços para honrar o compromisso haviam sido tomados. O SINDSERV observou o compromisso da Administração Municipal com o funcionalismo e acompanhou todo o processo de liberação bancária que garantirá, ainda na data de hoje, o pagamento para todos os funcionários”.
 – Completou a nota.