Cientistas descobrem novo vírus transmitido pelo Aedes Aegypti

Sintomas são parecidos com os da Dengue comum. (Foto: Reprodução)
Sintomas são parecidos com os da Dengue comum. (Foto: Reprodução)

O número de doenças transmissíveis pelo mosquito Aedes Aegypti, parece não ter limites. Nas últimas semanas, pesquisadores da Flórida, nos Estados Unidos, detectaram outro tipo de vírus que pode ser repassado pelo “mosquito da dengue”, o Mayaro. De acordo com informações, este não é um vírus totalmente desconhecido, vindo a ser descoberto em 1954, em regiões silvestres no entorno da Amazônia.

Seus sintomas são extremamente parecidos com os da Dengue e Chikungunya. Começam sempre com febre inespecífica e cansaço, sem outros sinais aparentes. Logo após podem surgir manchas vermelhas pelo corpo, acompanhadas de dor de cabeça e dores  nas articulações. Os olhos podem também ficar doendo e em alguns casos reporta-se intolerância à luz. São sintomas muito parecidos e por isso a febre do Mayaro pode ser facilmente confundida com dengue ou com chikungunya. No entanto, no Mayaro as dores e o inchaço das articulações podem ser mais limitantes e durar meses para passar.

Até o momento, ainda não foi divulgado nenhum tipo de vacina contra os sintomas do Mayaro, no entanto, cientistas e profissionais da Organização Mundial de Saúde, já estão trabalhando em métodos para combater os sintomas da “nova doença”, mas garantem que as maneiras para evitar esse novo vírus, são as mesmas para as outras duas “marcas” do mosquito.